O uso do aparelho móvel tornou-se um adereço quase que essencial na vida das pessoas. Apesar das já conhecidas utilidades, há em seu aparelho outras funcionalidades muito úteis que talvez você nem conheça. Por isso, trouxemos algumas dicas interessantes para Android e iPhone que você talvez não saiba.
Confira algumas delas:
1. Tire prints ao mesmo tempo em que grava vídeos
Sim, é possível tirar prints enquanto grava vídeos tanto no Android quanto no iPhone. No iPhone, a função está integrada à câmera: basta iniciar a gravação de vídeo e tocar no botão de “captura” que aparece na tela para tirar fotos instantaneamente sem interromper o vídeo. No Android, geralmente, você pode usar a mesma combinação de botões de captura de tela enquanto a gravação de tela estiver ativa.
2. Ler textos e emojis
Seu celular pode ler em voz alta suas mensagens quando você estiver com preguiça.
Para Android, diga a frase “Google, leia meus textos”; para iPhone, basta falar “Siri” em vez de Google.
Nos celulares da Apple, essa opção serve também para ler emojis.
No caso do Android, você deverá usar um app específico. O ReadItToMe é uma boa opção.
3. Bloqueie seus apps
Você pode configurar seu celular para pessoas terceiras não consigam abrir determinados aplicativos, como seu WhatsApp, por exemplo.
No iPhone, você deve buscar a opção “Acesso Guiado”; (em “Ajustes” e depois “Acessibilidade”). No Android, você vai encontrar a opção dentro de “Segurança e Localização”.
OBS: Os nomes das opções podem ser diferentes dependendo da versão do aparelho.
4. Detectar metais
Perdeu uma moeda, um brinco ou qualquer coisa de metal? O celular pode ajudá-lo(a) a encontrar!
No Android, tem o app Detector de metais, que usa o sensor magnético do seu telefone. Na App Store, é possível encontrar um aplicativo de mesmo nome para o iPhone. Para usar o app, basta abri-lo e mover o celular pela área onde você estiver procurando o objeto de metal. Quando for encontrado, um alarme vai soar.
5. Digitalizar documentos
Não há mais necessidade de utilizar um scanner para tal função. Em aparelhos Android, você pode abrir o Google Drive, clicar em “Adicionar” (ou no símbolo +) e escolher a opção “Escanear”. Assim que a câmera estiver ativada, enquadre o documento, tire a foto e recorte a área desejada. Ao clicar em “Aceitar”, sua imagem será guardada como um PDF.
No iPhone, você pode usar a função Notas. No ícone +, escolha a opção “Escanear documentos”. O restante dos passos é o mesmo que no Google Drive. No final, clique em “Guardar”.
Também é possível digitalizar documentos pelo WhatsApp, use este tutorial.
6. Nivelar um objeto
Seu aparelho pode te ajudar a deixar aquele quadro ou estante na parede milimetricamente perfeitos.
No iOS, há uma opção dentro do aplicativo “Medir” chamada “Nível”. Basta acessar a opção e colocar o aparelho sobre o objeto que você quer nivelar. Quando estiver nivelado, a tela ficará verde. Enquanto isso não ocorrer, o aparelho exibirá qual é o desnível.
Já o Android não tem essa função nativa. Mas você pode usar aplicativos como Bubble Level, Level With Voice ou Clinometer.
E você, conhece alguma dica interessante?
Compartilhe nos comentários!

