Tecnologia

Diferença entre NFC e Bluetooth: Qual escolher?

Todos nós adoramos a praticidade das tecnologias sem fio. Sem elas, não conseguimos transferir dados de um dispositivo para outro de forma rápida e segura. No entanto, existem duas tecnologias diferentes que podem ajudar você a fazer isso: NFC e Bluetooth. Mas qual é a melhor? Avaliamos NFC e Bluetooth nesta comparação direta.

NFC vs. Bluetooth: Comparação Rápida

NFC e Bluetooth são tecnologias de comunicação sem fio que permitem a transferência de dados de curto alcance entre dispositivos. Além disso, ambas são tecnologias padronizadas e suportadas por muitos dispositivos e fabricantes, mas diferem em muitos aspectos.

Diferença entre NFC e Bluetooth / Seu Tutorial

O que é a tecnologia NFC?

NFC é a abreviação de Near Field Communication (Comunicação por Campo de Proximidade). É uma tecnologia de contato sem fio que emparelha dois dispositivos rapidamente, sem a necessidade de qualquer processo de pareamento. Para conectar esses tipos de dispositivos sem fio, basta aproximá-los o suficiente para que um consiga ler o outro.

Existem dois tipos diferentes de dispositivos NFC: passivos e ativos. Os dispositivos passivos não processam dados de outras fontes NFC e só podem se conectar a um dispositivo ativo e enviar informações de volta. Exemplos incluem cartões de acesso para prédios comerciais e dormitórios, microchips de identificação para cães e cartões de fidelidade. Os dispositivos ativos podem enviar e receber dados. Alguns exemplos de dispositivos ativos são terminais de pagamento por aproximação, smartphones e smartwatches.

A tecnologia NFC utiliza um “toque” sem contato para permitir que dispositivos se comuniquem. Um dispositivo leitor (ativo), como um smartphone, emite um sinal de rádio. Esse sinal entra em contato com uma etiqueta NFC próxima (passiva), um pequeno chip com uma bobina. A etiqueta é ativada, graças ao estímulo eletromagnético, e usa a corrente resultante para enviar uma pequena quantidade de dados de volta ao leitor.

NFC é um padrão mais recente que o Bluetooth, embora a tecnologia que utiliza seja mais antiga. Ele envia ondas de rádio usando RFID (Identificação por Radiofrequência). O NFC aprimora essa tecnologia enviando dados em ambas as direções, em vez de apenas em uma, como na tecnologia original.

O que é Bluetooth?

A tecnologia Bluetooth trouxe a primeira transmissão de dados sem fio. Trata-se de uma transmissão direta por rádio, desenvolvida em 1989. Para usar o Bluetooth, é necessário emparelhar os dois dispositivos sem fio antes de transferir qualquer dado. É a maneira mais simples de transferir pacotes de dados maiores entre dois dispositivos, mas pode apresentar falhas devido ao processo de emparelhamento.

Essa tecnologia sem fio, agora na versão 5.3, está presente em quase todos os dispositivos eletrônicos modernos, como laptops, smartphones, caixas de som, equipamentos para jogos e fones de ouvido sem fio.

NFC vs. Bluetooth: Principais diferenças

Embora NFC e Bluetooth sejam ambos métodos de transferência sem fio, eles têm finalidades diferentes.

Casos de uso

Primeiramente, é importante notar que as duas tecnologias têm casos de uso diferentes. Um dos usos mais comuns do NFC é o pagamento por aproximação com smartphones. No entanto, o NFC também pode ser usado no controle de acesso (permitindo entrada em edifícios, quartos de hotel, etc.), autenticação de usuários/dispositivos, rastreamento de objetos/ativos e transferências de dados menores (como contatos ou algumas fotos).

O Bluetooth é a melhor opção para transferir grandes quantidades de dados. Ele é normalmente usado para conectar dispositivos, permitindo desde streaming de áudio sem interrupções e compartilhamento de arquivos até a sincronização de dispositivos.

Freqüência

NFC e Bluetooth foram projetados para coexistir pacificamente. Cada um utiliza faixas de frequência específicas – 13,56 MHz para NFC e 2,4 GHz para Bluetooth – para transmitir dados. Isso evita conflitos entre os sinais e garante que ambas as tecnologias funcionem corretamente no seu dispositivo. Além disso, o Bluetooth também possui um mecanismo chamado salto de frequência, que altera o canal de frequência de forma aleatória e rápida.

Distância

Essas duas tecnologias sem fio diferem em seus alcances de conectividade. Especificamente, o NFC possui um alcance extremamente limitado, geralmente abrangendo apenas alguns centímetros. Pense em quão perto você precisa aproximar seu cartão de crédito da maquininha para que o pagamento seja processado. Em contraste, o Bluetooth oferece um alcance significativamente maior, mesmo que não consiga estabelecer conexões de longa distância, geralmente estendendo-se de 10 a 20 metros. Isso significa que você pode conectar facilmente seu telefone a uma caixa de som Bluetooth, mesmo que estejam em cômodos diferentes.

Velocidade

A taxa de transferência do NFC é lenta em comparação com o Bluetooth, com uma taxa máxima de apenas 424 Kbit/s. No entanto, o NFC conecta-se rapidamente, com uma velocidade impressionante de apenas um décimo de segundo. Essa conectividade rápida e precisa torna-o ideal para processar pagamentos e mantê-los seguros.

Essa tecnologia também consome muito pouca energia, bem menos que o Bluetooth. O único momento em que consome um pouco mais de energia é quando está emparelhada com um dispositivo passivo, sem alimentação externa, como uma etiqueta NFC.

Embora o Bluetooth emparelhe mais lentamente do que o NFC, ele envia dados mais rapidamente. As taxas de transferência de dados para conexões Bluetooth giram em torno de 2 Mb/s.

O consumo de energia é de cerca de um miliwatt. Esse baixo consumo o torna ideal para dispositivos alimentados por bateria. A tecnologia consome um pouco de energia da bateria ao procurar conexões disponíveis, portanto, se você não estiver usando o Bluetooth ativamente e quiser preservar a bateria, é recomendável desativá-lo.

Segurança

Em termos de segurança, a tecnologia NFC é a vencedora indiscutível. A NFC é uma tecnologia altamente segura que protege suas informações durante a transmissão, utilizando múltiplos protocolos de criptografia.

Apesar de oferecer algumas medidas de segurança, como códigos de emparelhamento e mecanismos de autenticação, o Bluetooth é menos seguro e pode ser vulnerável a ataques se você não tomar cuidado.

Número de dispositivos

A tecnologia NFC permite o emparelhamento automático de apenas dois dispositivos compatíveis dentro do alcance de leitura aceitável.

No caso do Bluetooth, um dispositivo assume o papel de dispositivo mestre e emparelha até sete dispositivos diferentes simultaneamente, que atuam como escravos do dispositivo mestre. Essa configuração é chamada de piconet. Ela permite o estabelecimento de conexões sem fio de curto alcance entre dispositivos Bluetooth, como um smartphone [mestre] e vários periféricos (fones de ouvido, teclados e alto-falantes) [escravos].

Bluetooth ou NFC?

A escolha entre NFC e Bluetooth depende das suas necessidades específicas e de como você pretende usar a tecnologia. Dito isso, as duas tecnologias podem funcionar em conjunto para criar uma conectividade ainda melhor entre dispositivos sem fio.

Informações: Make Tech Easier

 

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários