
Grampo telefônico é o monitoramento e a interceptação eletrônica clandestina de comunicações telefônicas. Uma atividade típica de escuta telefônica envolve conectar-se a linhas telefônicas e usar um dispositivo de monitoramento para escutar conversas telefônicas. Se você suspeita que seu aparelho está grampeado, há alguns sinais que podem indicar o grampo telefônico.
1. Descarregamento incomum da bateria

Se a bateria descarregar mais rápido do que o normal ou esquentar de forma incomum durante o uso, seu telefone pode estar executando secretamente um software de toque em segundo plano. Nesse caso, considere verificar o uso da bateria do seu telefone. Isso ajudará você a entender quais aplicativos estão consumindo mais bateria.
Você pode encontrar informações detalhadas sobre isso no menu de configurações do seu telefone. Veja como:
iPhone
- Vá para Configurações;
- Role para baixo e toque em Bateria;
- Agora, role para baixo para ver o uso da bateria dos aplicativos instalados.
Android
- Vá para Configurações;
- Selecione a opção Bateria no menu;
- Você pode verificar todos os aplicativos e seus respectivos usos de bateria aqui.
Monitore o uso da bateria por alguns dias e você logo saberá se o seu telefone está consumindo bateria desnecessariamente. Se você descobrir algum aplicativo estranho, remova-o imediatamente e restaure seus dispositivos Android ou iOS para as configurações de fábrica.
2. Ruído de fundo estranho
Ruídos de fundo estranhos durante chamadas podem ser outro sinal de grampo no seu telefone. Você também pode ouvir ecos, ruídos estáticos e cliques ao falar ao telefone. Se o problema persistir, tente mudar de local ou testar com outras pessoas.
Alguns aplicativos detectam sons de baixa frequência emitidos por um dispositivo tocado. Instale um detector de sons de baixa frequência ( Sound Meter e Noise Detector para Android e Decibel X para iOS) em outro smartphone e verifique se o aplicativo detecta sons várias vezes por minuto. Se isso acontecer, é provável que seu telefone esteja sendo rastreado.
Observe que esses sons também podem ser resultado de distúrbios na rede ou de qualquer problema de hardware no seu telefone.
3. Aumento do uso de dados
É improvável que rastreamos o uso de dados, mas isso pode ajudar a identificar spyware instalado no seu telefone. Em cenários como grampos telefônicos, o consumo de dados dispara . Embora detectar o consumo de dados em redes Wi-Fi possa ser difícil, você sempre pode monitorar o uso de dados móveis. Veja como:
iOS
- Vá para Configurações;
- Toque em Celular;
- Agora, role para baixo para ver detalhes de uso de dados específicos do aplicativo.
Android
- Abra Configurações;
- Toque em Rede e Internet ou Conexões;
- Selecione Uso de dados.
Aplicativos spyware maliciosos coletam dados do seu telefone e os repassam para hackers. Esse processo requer uma quantidade considerável de dados. Portanto, rastrear o uso de dados pode ajudar a detectar grampos telefônicos.
4. Problemas gerais de desempenho
Spywares afetam diretamente o desempenho do seu celular. Mesmo com alguns aplicativos em execução em segundo plano, você notará travamentos e lentidão constantes. O celular também começará a esquentar de forma anormal, mesmo com tarefas menos exigentes.
Você também pode encontrar atrasos na inicialização e no desligamento. Isso pode ser causado por softwares de grampo telefônico que tentam permanecer ativos mesmo quando o dispositivo está desligado.
Para resolver isso, você pode verificar quais aplicativos estão consumindo mais energia para determinar se um aplicativo malicioso está criando esses problemas.
iOS
Infelizmente, os iPhones não oferecem a funcionalidade de verificar o uso de RAM. Portanto, você terá que instalar um aplicativo de terceiros, como o CPU-X , mas mesmo ele não fornece o uso de RAM por aplicativo. Você só pode verificar a capacidade total de RAM, a RAM ativa e a RAM inativa, o que deve dar uma ideia superficial.
Android
- Abra Configurações;
- Acesse Aplicativos ou Bateria e Cuidados com o Dispositivo . Agora você verá a lista de aplicativos;
- Escolha o aplicativo desejado para verificar seu uso de RAM aqui
5. Verifique se sua câmera ou microfone ligam aleatoriamente
Se você notar que a câmera, o GPS ou o microfone estão ligando aleatoriamente sem abrir nenhum aplicativo que os utilize, seu celular pode estar sob ataque. É provável que alguém esteja ouvindo suas conversas e possivelmente observando você também. Felizmente, os smartphones modernos têm essa funcionalidade para verificar se esses sensores estão ativos.
Você pode verificar isso tanto no Android quanto no iOS. Veja como.
- No iOS : Um ponto verde no canto superior esquerdo da tela indica que a câmera está gravando ativamente; um ponto laranja indica que o microfone está ativado. Ao mesmo tempo, uma seta azul indica que o local está sendo acessado.
- No Android 12 ou posterior : você pode procurar um ícone verde (semelhante ao da imagem) com uma câmera, microfone ou localização posicionado no canto superior direito.
- No Android 11 ou anterior : como não há um recurso nativo para ver se a câmera e o microfone estão ativos, você pode baixar o aplicativo Access Dots para obter uma funcionalidade semelhante.
6. Use códigos USSD para descobrir se seu telefone está grampeado
É possível que suas chamadas estejam sendo encaminhadas sem que você perceba. Felizmente, descobrir se alguém está bisbilhotando suas chamadas é fácil. Veja como você pode fazer isso.
Observação: este método só funciona em celulares Android.
- No seu dispositivo Android, disque *#21* , *#67# ou *#62# ;
- Pressione o botão de chamada.
Um pop-up aparecerá quando você clicar no botão de chamada.
Ele lista chamadas de voz, dados, SMS, pacotes, PAD e muito mais. Se essas opções indicarem “Não encaminhado”, você está seguro. No entanto, se indicarem o contrário, seu telefone está grampeado.
Não se preocupe. Você pode corrigir isso discando ##002# na sua tela de discagem. Você evitou o ataque se vir “Apagamento bem-sucedido” na tela.
7. Anúncios e aplicativos indesejados
Se um adware (um tipo de malware) estiver instalado no seu celular, você poderá se deparar com pop-ups de anúncios em locais estranhos da interface. Esses anúncios aparecem com frequência e não representam suas pesquisas recentes na web. Fique atento a esses anúncios, pois podem indicar grampos telefônicos.
Verificar constantemente sua lista de aplicativos também ajudará, pois aplicativos indesejados podem estar operando em segundo plano. Esses aplicativos podem tentar obter acesso à localização, câmera e microfone. Tenha cuidado e recuse imediatamente essas solicitações de aplicativos desconhecidos.
O que fazer se meu telefone estiver grampeado?
Você pode tomar algumas medidas caso seu telefone esteja grampeado. Aqui estão algumas medidas importantes:
- Limite o uso do seu telefone, incluindo chamadas, mensagens de texto, redes sociais, etc.
- Altere suas senhas, incluindo a senha do dispositivo e de outras contas, como suas senhas do Gmail e de redes sociais.
- Desative o acesso remoto, como Buscar Meu Telefone e limpeza remota.
- Instale um software de segurança ou anti-espião como Anti Spy Detector , Spyware Detector Anti Spy Scan ou Clario AntiSpy .
- Sempre que possível, entre em contato com um especialista em segurança cibernética.
Perguntas frequentes
1. Existe algum software específico para detectar grampos telefônicos?
Existem aplicativos para detectar grampos telefônicos. Para Android, você pode baixar o WireTap Detection, enquanto para iOS, você pode obter o DontSpy 2 .
2. Um aplicativo antivírus ajudará se meu telefone estiver grampeado?
Embora antivírus e software de segurança possam proteger seu telefone contra malware e spyware conhecidos, eles podem não detectar todos os aplicativos sofisticados de grampo telefônico ou spyware.