Um vírus é devastador para um computador e pode ser ainda pior se ele se espalhar para seu Pen Drive e infectar qualquer computador ou dispositivo na próxima vez que você conectá-lo. Nesta postagem do blog, ensinaremos como remover um vírus de sua unidade USB. Forneceremos instruções passo a passo, bem como algumas dicas úteis que tornarão o processo mais fácil para você.
Leia também
- Como esconder suas conversas trancadas no WhatsApp
- Como aumentar o tamanho da letra no WhatsApp
- Como baixar vídeos do YouTube com aTube Catcher
- Como baixar vídeos do YouTube com o VLC Media Player
- Como baixar vídeos do Threads
- Como compartilhar/assistir um vídeo do YouTube a partir de um determinado tempo
- Como limpar o histórico de navegação no Microsoft Edge
- Como baixar videos do Dailymotion
Verificação de Vírus
Ter um bom antivírus e atualizado vai deixar o seu computador mais seguro e também protegido em relação a infecção por vírus, além do mais, ele também pode ser utilizado para fazer uma varredura no seu pendrive e então remover os vírus.
- Para começar, precisamos que você tenha instalado em seu computador um antivírus. Existem diversas opções disponíveis no mercado e que podem ser encontrados de graça. Selecionamos os principais, são eles:
- Após ter baixado e instalado o programa de antivírus, abra-o
- Vá até a aba Escaneamento, que encontrasse no lado esquerdo do programa, depois procure por uma seta e selecione a opção “Escaneamento Completo“. Logo em seguida clique em Iniciar.
- Após terminar a varredura do sistema, o antivírus ira lhe informar se realmente existe algum tipo de ameaça em seu computador. Depois basta seguir os passos informados pelo programa para excluir as pragas.
Remover vírus de Atalho do Pen Drive
Este tipo de vírus esconde os seus arquivos, substituindo-os por atalhos. No entanto, podem ser usados para reproduzir o vírus e infectar o seu computador. Siga os passos abaixo para remover o vírus do seu Pen Drive.
- Delete os atalhos suspeitos e revele os arquivos ocultos no seu pendrive. Para isso, abra o menu iniciar e pesquise por “prompt”. Ao encontrar o link para o prompt de comando, aperte o botão direito sobre ele e selecione “executar como administrador”;
-
Acesse o diretório raiz do pendrive. Na maioria dos computadores ele se chama “F:”, mas pode ser outra letra. Basta substituir a letra. Para acessar, digite “C:\Windows\system32>[letra do disco seguida por dois pontos]”, como na imagem abaixo.
- Após acessar o diretório raiz, digite “attrib -R -A -S -H /S /D”;
- Você vai saber que esse processo foi concluído quando o prompt voltar a possuir apenas o “F:\>”, esperando por um novo comando. Quando isso acontecer, digite “del *.lnk /S” para apagar os atalhos do seu pendrive;
- Abra a pasta de seu pendrive normalmente e busque por arquivos executáveis que você não se lembra de ter posto lá. A maioria dos arquivos de vírus termina com .exe, .bat, .vb, .vbs, .swf e .cmd. O mais seguro é deletar qualquer elemento desconhecido.