CelularInternet

Como remover vírus do celular

Se você suspeita que seu celular ou tablet Android contém um vírus, a boa notícia é que ele é muito fácil de excluir. Veja como remover um vírus do Android.

Antes de mais nada, vale ressaltar que é improvável que seu celular ou tablet Android esteja com vírus. O que é mais provável que você veja é um anúncio que quer convencê-lo de que seu dispositivo Android está infectado e você precisa baixar um aplicativo ou um pop-up duvidoso para prevenir o vírus. Ou talvez o seu dispositivo esteja apenas se comportando mal. Alguns sites emitem avisos falsos de vírus no seu aparelho, fazem isso com a intenção de fazer você baixar algum aplicativo ou acessar algum link.

Como um celular pega vírus?

Os telefones podem receber muitos tipos de malware, desde cavalos de Tróia até spyware. Tem havido debates online sobre se um vírus é um deles. Mas você precisa entender a diferença entre malware e vírus para determinar a resposta.

Malware é um termo abrangente para qualquer programa ou software malicioso que entra no seu dispositivo sem consentimento, interrompe sua operação normal e causa danos ou rouba informações confidenciais. Embora os malwares para dispositivos móveis e computadores tenham essas características em comum, duas outras coisas os separam: replicação e intenção.

Um vírus é um tipo de malware que se anexa a um programa, que pode ser um documento, aplicativo ou arquivo de mídia. Ele permanece inativo até que você abra esses arquivos e, em seguida, comece a fazer cópias de si mesmo para espalhar para outros programas. Quando você envia programas infectados para outro computador, o vírus continua a se espalhar por todo o sistema e o padrão não termina até que você o remova à força e todos os arquivos afetados. A intenção é corromper, excluir, criptografar, controlar ou destruir arquivos e sistemas.

Sinais comuns de que você tem malware em seu celular

  • Falhas frequentes de aplicativos: as falhas de aplicativos são inevitáveis. Mas se mais aplicativos fecharem inesperadamente ou não funcionarem corretamente, pode haver vírus em ação.
  • Aumento do consumo de dados: os aplicativos infectados são executados em segundo plano, consumindo mais dados. Você pode forçá-los a fechá-los ou limpar seus dados de armazenamento, mas esta solução é temporária. Todos os processos em segundo plano são retomados quando você reabre o aplicativo.
  • Textos de spam inexplicáveis: o malware pode enviar links por e-mail ou mensagens de texto para seus contatos para atraí-los. Os hackers também podem usá-los para fazer compras sem o seu conhecimento. Você pode notar essas transações suspeitas em seu extrato bancário ou receber os recibos por e-mail.
  • Consumo rápido da bateria: como os aplicativos infectados são executados em segundo plano sem o seu conhecimento, eles podem prejudicar a vida útil da bateria.
  • Superaquecimento: o fundo de aplicativos infectados consome RAM. Seu telefone pode ter dificuldade para executar outras tarefas ao mesmo tempo, fazendo com que a temperatura suba rapidamente.
  • Inundações de anúncios e navegadores sequestrados: quando o adware corrompe seu dispositivo, ele pode controlar seu navegador, redirecioná-lo para diferentes páginas da web, instalar extensões não autorizadas e direcioná-lo para muitos anúncios.
  • Google desconecta você: quando o Google detecta malware em seu dispositivo, ele remove automaticamente suas contas e exibe um alerta. A manchete diz: “Você foi desconectado para sua proteção”. Você verá recomendações para restaurar suas contas.
  • Aparecem aplicativos estranhos: Novos aplicativos aparecem repentinamente no seu telefone e você não se lembra de tê-los instalado.

Melhores antivírus grátis para android (AQUI).

 

Esse conteúdo foi útil?

Sim
Não
Thanks for your feedback!

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button