
O ADB (Android Debug Bridge) é uma ferramenta utilizada para fazer comunicação direta entre o teu PC e dispositivo móvel Android. Essa comunicação pode ser feita tanto via cabo USB quanto via conexão TCP/IP.
A maioria dos melhores telefones do mercado roda Android, e ele é preferido por muitos por ser um sistema operacional mais aberto do que o iOS da Apple. No entanto, vários recursos do sistema operacional do Google podem ser acessados apenas por caminhos e métodos que estão ocultos do usuário médio. Felizmente, muitos desses recursos podem ser acessados usando o Android Debug Bridge (ADB). Se você está se perguntando como configurá-lo, estamos aqui para ajudar com isso.
O que é o Android Debug Bridge (ADB)?
E como funciona?
ADB é uma ferramenta fornecida pelo Google para desenvolvedores depurarem e testarem seus softwares em telefones Android. Ela fornece acesso a certos recursos que não estão disponíveis para usuários comuns e, como qualquer um pode tecnicamente usar o ADB, você tem uma maneira de usar esses recursos avançados, mesmo que não seja um desenvolvedor.
A estrutura interna do ADB é baseada na arquitetura clássica cliente-servidor. Há três componentes que compõem todo o processo.
- O cliente, ou seja, o PC/Mac/Chromebook que você conectou ao seu dispositivo Android. Estamos enviando comandos para o nosso dispositivo do computador através do cabo USB ou sem fio.
- Um daemon (conhecido como “adbd”) que executa comandos em um telefone Android. O daemon é executado como um processo de segundo plano em cada dispositivo.
- Um servidor que gerencia a comunicação entre o cliente e o daemon. O servidor roda como um processo de segundo plano no computador.
Como há três partes que compõem o ADB (o cliente, o daemon e o servidor), certas partes precisam estar instaladas e funcionando em primeiro lugar. Se você tiver inicializado o computador recentemente (e não o tiver configurado para iniciar o daemon na inicialização), então você precisará que ele esteja em execução antes que qualquer comunicação possa ser enviada ao dispositivo Android de destino.
Como configurar o ADB no seu telefone
Preparando-se para se comunicar com seu computador
Para começar a usar o ADB, você ajustará algumas configurações no seu dispositivo Android. Se ainda não o fez, ative as opções do desenvolvedor nas configurações do seu sistema. As etapas podem variar dependendo do seu telefone, mas, geralmente, estas são as etapas que você seguirá:
- Abra o aplicativo Configurações no seu telefone;
- Toque na opção Sobre o telefone, geralmente perto do final da lista;
- Em seguida, toque na opção Número da versão sete vezes para habilitar o Modo desenvolvedor. Você verá uma mensagem quando estiver pronto;
- Agora volte para a tela principal de Configurações e você verá um novo menu de opções do desenvolvedor que pode ser acessado;
- Entre lá e habilite a opção de depuração USB .
Por enquanto, você terminou o processo no telefone. Em seguida, você precisará rolar para baixo e seguir o restante das instruções para seu sistema operacional específico.
Como configurar o ADB no seu computador
Como configurar o ADB no Microsoft Windows
- Baixe o arquivo ZIP do Android SDK Platform Tools para Windows ;
- Extraia o conteúdo deste arquivo ZIP em uma pasta de fácil acesso (como C:\platform-tools);
- Abra o Explorador de Arquivos e navegue até onde você extraiu o conteúdo deste arquivo ZIP;
- Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da janela do File Explorer e escolha Abrir no Terminal . Se você tiver uma versão mais antiga do Windows sem o Windows Terminal, você precisa segurar Shift no teclado enquanto clica com o botão direito do mouse e, em seguida, escolher Abrir janela do PowerShell aqui;
ADB – PowerShell (Imagem: Francisco Barbalho/Seu Tutorial)
- Conecte seu smartphone ou tablet ao seu computador com um cabo USB. Altere o modo USB para o modo “transferência de arquivo (MTP)”. Alguns OEMs podem ou não exigir isso, mas é melhor deixar neste modo para compatibilidade geral.
- Na janela PowerShell/Terminal, digite o seguinte comando para iniciar o daemon ADB: ./adb devices
adb devices (Imagem: Francisco Barbalho/Seu Tutorial)
- Na tela do seu telefone, você deve ver um prompt para permitir ou negar acesso à Depuração USB. Toque em Permitir;
- Por fim, digite novamente o comando da etapa 6. Se tudo tiver sido bem-sucedido, você deverá ver o número de série do seu dispositivo no prompt de comando/janela do Terminal.
Agora você pode executar qualquer comando ADB no seu dispositivo!
Como configurar o ADB no macOS
- Baixe o arquivo ZIP do Android SDK Platform Tools para macOS ;
- Extraia o ZIP para um local de fácil acesso (como a área de trabalho, por exemplo);
- Abra o Terminal
- Para navegar até a pasta na qual você extraiu o ADB, digite o seguinte comando, onde caminho/para/pasta/extraída representa a pasta onde você extraiu o arquivo ZIP;
- Conecte seu dispositivo ao seu Mac com um cabo USB compatível. Altere o modo de conexão USB para o modo “transferência de arquivo (MTP)”. Isso nem sempre é necessário para todos os dispositivos, mas é melhor deixá-lo neste modo, para que você não tenha problemas;
- Quando o Terminal estiver na mesma pasta em que estão suas ferramentas ADB, você pode executar o seguinte comando para iniciar o daemon ADB: ./adb devices;
- No seu telefone, você verá um prompt Permitir depuração USB . Permita a conexão;
- No seu telefone, você verá um prompt Permitir depuração USB . Permita a conexão.
Agora você pode executar qualquer comando ADB no seu dispositivo!
Como configurar o ADB no Linux
- Baixe o arquivo ZIP do Android SDK Platform Tools para Linux ;
- Extraia o ZIP para um local de fácil acesso (como a área de trabalho, por exemplo);
- Abra uma janela do Terminal;
- Navegue até a pasta extraída usando o seguinte comando, substituindo caminho/para/pasta/extraída pela pasta onde você extraiu o arquivo ZIP:
- Conecte seu dispositivo à sua máquina Linux com seu cabo USB. Altere o modo de conexão para o modo de transferência de arquivo (MTP) . Isso nem sempre é necessário para todos os dispositivos, mas é recomendado, para que você não tenha problemas.
- Quando o Terminal estiver na mesma pasta em que estão suas ferramentas ADB, você pode executar o seguinte comando para iniciar o daemon ADB: ./adb devices
- De volta ao seu dispositivo Android, você verá um prompt pedindo para permitir a depuração USB. Vá em frente e conceda.
Por fim, digite novamente o comando da etapa 8. Se tudo tiver sido bem-sucedido, você deverá ver o número de série do seu dispositivo na saída da janela do Terminal.

ADB no Linux (Imagem: Francisco Barbalho/Seu Tutorial)
Parabéns! Agora você pode executar qualquer comando ADB no seu dispositivo!
Comand
os ADB úteis
Além da variedade de truques que exigem o ADB, o ADB oferece alguns comandos úteis:
- adb install C:\package.apk – Instala o pacote localizado em C:\package.apk no seu computador no seu dispositivo.
- adb uninstall package.name – Desinstala o pacote com package.name do seu dispositivo. Por exemplo, você usaria o nome com.rovio.angrybirds para desinstalar o aplicativo Angry Birds.
- adb push C:\file /sdcard/file – Envia um arquivo do seu computador para o seu dispositivo. Por exemplo, o comando aqui envia o arquivo localizado em C:\file no seu computador para /sdcard/file no seu dispositivo
- adb pull /sdcard/file C:\file – Puxa um arquivo do seu dispositivo para o seu computador — funciona como adb push, mas ao contrário.
- adb logcat – Visualize o log do seu dispositivo Android. Pode ser útil para depurar aplicativos.
- adb shell – Fornece um shell de linha de comando Linux interativo no seu dispositivo.
- comando shell adb – Executa o comando shell especificado no seu dispositivo.
Para um guia completo do ADB, consulte a página do Android Debug Bridge no site do Google para desenvolvedores Android.
[…] O Google Chrome pode manter seus favoritos em alguns lugares diferentes. Há uma barra de favoritos , a pasta “Outros favoritos” e uma barra lateral . Os favoritos também são armazenados em uma pasta no seu PC Windows ou Mac. […]