Internet

Como medir a velocidade da sua internet

Quer saber quão rápida  é realmente a sua conexão com a Internet ? Você precisará testar a velocidade da sua internet para descobrir. Há muitas maneiras de fazer isso, algumas mais precisas que outras, dependendo do motivo do teste.

velocidade de internet ou pode ser medida em megabits por segundo (Mb/s) ou gigabits por segundo (Gb/s).

Quanto maior o número em Mb/s ou Gb/s, maior a capacidade da conexão em realizar tarefas ao mesmo, como jogar online ou assistir filmes e séries por streaming.

Além disso, o teste de velocidade é útil para saber se existe algum problema na rede local ou se o provedor não está entregando a largura de banda contratada.

A seguir, veja como medir a sua velocidade de internet:

  1. Entre no site do Speedtest para fazer o teste de velocidade

    No computador, abra o navegador de sua preferência e entre no site speedtest.net.

    Se a medição for feita por celular ou tablet, baixe o aplicativo Speedtest para iOS e Android na App Store ou Google Play.

  2. Inicie a medição da velocidade da sua internet

    Após abrir o site ou aplicativo, clique em Iniciar. Para resultados mais precisos, a plataforma poderá solicitar a permissão de localização, com objetivo de encontrar os servidores mais próximos.

    A medição será iniciada em alguns instantes e deve levar menos de um minuto para concluir.

  3. Confira a velocidade da sua internet

    Após a conclusão do teste, você encontrará os principais indicadores da medição:

    • Download: a velocidade para baixar dados e arquivos, em megabits por segundo. Normalmente é o dado mais importante; quando uma operadora vende internet de 500 Mb/s, por exemplo, significa 500 Mb/s de download.
    • Upload: a velocidade de envio de arquivos do seu computador para outras pessoas ou serviços, em megabits por segundo. Geralmente os planos das operadoras oferecem taxa de upload inferior ao download.
    • Ping: trata-se do tempo de resposta, medido em milissegundos (ms); quanto menor o ping, melhor é a conexão. O símbolo amarelo representa a latência em espera, enquanto a seta para baixo indica o ping durante o download e a seta roxa se refere ao ping durante o upload.

Orientações para medir sua internet:

  1. Prefira o cabo de rede: para aferir a velocidade corretamente, faça o teste da internet utilizando um computador conectado no equipamento da sua operadora via cabo. O Wi-Fi está suscetível a interferências e limitações, e pode atrapalhar o desempenho real entregue por sua operadora;
    • Esteja próximo do roteador Wi-Fi: na impossibilidade de utilizar o cabo de rede, certifique-se de que seu dispositivo se encontre a menos de cinco metros de distância do roteador sem fio;
    • Utilize a rede de 5 GHz no Wi-Fi: as redes de 2,4 GHz possuem menor desempenho e sofrem mais com interferências;
  2. Esteja com a rede desocupada: na hora de fazer a medição, certifique-se de que os outros dispositivos não estejam utilizando a internet para tráfego de dados;
  3. Utilize um medidor confiável: prefira sites reconhecidos como o Speedtest ou nPerf para fazer as medições, que oferecem servidores de alta capacidade espalhados por todo o mundo.

Esse conteúdo foi útil?

Sim
Não
Thanks for your feedback!

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button