Tutorial

Como instalar o Android 14 no seu Google Pixel

O Google finalmente lançou o Android 14, apesar de continuar oferecendo betas que apresentam novos recursos. Aqui está o Pixel Feature Drop, caso você queira saber tudo o que foi adicionado aos dispositivos Pixel. Se quiser experimentar, você deve estar se perguntando como instalar o Android 14 em seu smartphone. Este tutorial pode fornecer todas as informações que você precisa!

Como a versão estável do Android 14 já foi lançada, você provavelmente não terá que lidar com nenhum dos problemas que acompanham a versão beta. Portanto, se você é um usuário comum, não precisa ter medo de baixar e instalar a atualização. Mas se você quiser permanecer no Android 13 por qualquer motivo, mais poder para você, mas você estará perdendo todas as novidades incluídas no sistema operacional mais recente.

Quais dispositivos podem instalar o Android 14 hoje?

Below, you’ll find the list of supported phones for the latest update:

  • Google Pixel 4a (5G)
  • Google Pixel 5
  • Google Pixel 5a
  • Google Pixel 6
  • Google Pixel 6 Pro
  • Google Pixel 6a
  • Google Pixel 7
  • Google Pixel 7 Pro
  • Google Pixel 7a
  • Google Pixel Fold
  • Google Pixel Tablet

Infelizmente, se você tiver um telefone Pixel lançado antes do Google Pixel 4a (5G), não poderá instalar a versão estável do Android 14.

Como faço para instalar o Android 14?

Existem três maneiras de instalar o Android 14: manual, assistido e over-the-air (OTA). A instalação manual é apenas para usuários avançados, enquanto o método assistido é fácil o suficiente para que praticamente qualquer pessoa possa fazê-lo. Se você optar pelos métodos manuais ou assistidos, a instalação do Android 14 exigirá que você desbloqueie o bootloader do telefone, o que apaga completamente o telefone. Não há como contornar isso. Tenha isso em mente se estiver pensando em instalar o Android 14 no seu dispositivo principal!

O método OTA, no entanto, não exige que você redefina o telefone para os padrões de fábrica. Isso muda perfeitamente do Android 13 estável para o Android 14. No entanto, voltar para o Android 13 exigiria uma redefinição de fábrica. Tenha isso em mente antes de dar o salto!

Com todos os três métodos, depois de instalar o Android 14, você não precisará redefinir os padrões de fábrica para receber atualizações futuras. Depois de entrar, você receberá atualizações futuras automaticamente como uma atualização OTA. Em outras palavras, você só precisa redefinir os padrões de fábrica uma vez para entrar no Android 14 se tiver usado o método manual ou assistido.

Prepare-se para instalar o Android 14

A menos que você use o método OTA, você precisará dos seguintes materiais e pré-requisitos para começar:

  • Um computador Windows, macOS, Chrome OS ou Linux com acesso à Internet e o navegador Chrome mais recente.
  • Um cabo USB curto e grosso para conectar seu telefone ao computador. O cabo USB original que acompanha o telefone é melhor para isso.

Antes de prosseguir para as próximas etapas, verifique se você tem tudo o que precisa. Você não quer entrar no processo de instalação do Android 14 e descobrir que não está totalmente preparado! Quando estiver pronto, continue usando os métodos de instalação assistida ou manual abaixo.

Instale o Android 14 usando o método assistido

Observação: Este processo irá desbloquear o seu bootloader e apagar completamente todos os dados do seu telefone.

  1. Certifique-se de que seu computador tenha os drivers adequados para o seu telefone, que você pode obter na página de drivers Pixel do Google. Esta é uma etapa essencial – se você pular esta etapa, o flash não funcionará!
  2. Conecte seu telefone ao computador usando o cabo USB.
  3. Nas configurações do seu telefone, vá para Sistema > Opções do desenvolvedor. Se você não vir as opções do desenvolvedor, vá para Configurações> Sobre o telefone e role até o número da versão. Toque no número da versão sete vezes até que seu telefone diga que você é um desenvolvedor. As opções do desenvolvedor devem estar disponíveis agora.
  4. Nas opções do desenvolvedor, habilite o desbloqueio OEM e a depuração USB.
  5. Visite a página da ferramenta Android Flash para instalar o Android 14.
  6. Selecione a versão do Android 14 que você deseja instalar. Para alguns modelos, há uma versão somente de 64 bits e uma versão que também oferece suporte a software de 32 bits. Qualquer um deles funciona. Se você não sabe qual escolher, escolha aquele que diz apenas “(assinado)”, que oferece suporte a software de 64 e 32 bits.
  7. Acompanhe enquanto a ferramenta de flash cuida de tudo para você. Basta seguir as instruções e lembre-se de não tocar no telefone, a menos que seja especificamente instruído a fazê-lo pela ferramenta de flash.

É isso! Agora você deve ter o Android 14 instalado em seu smartphone Pixel.

Instale o Android 14 usando o método manual

Se o método assistido mais simples mencionado acima não funcionar para você, você pode tentar os métodos manuais. Principalmente, existem dois métodos manuais:

  1. Sideload de pacotes OTA por meio de ADB e Recovery: Este método é útil para dispositivos Pixel com um bootloader bloqueado e para usuários que desejam preservar os dados ao mover do Android 14 para o Android 14. Isso não é recomendado se você estiver migrando do Android 13 para o Android 14. .
  2. Atualizando imagens de fábrica por meio do Fastboot: Isso requer um bootloader desbloqueado, mas é o caminho recomendado para atualizar do Android 13 para o Android 14. Desbloquear o bootloader limpará completamente o seu dispositivo. A instalação do Fastboot limpará seu dispositivo novamente, mas você pode alterar esse comportamento.

Independentemente do método escolhido, existem algumas etapas comuns que você precisa implementar:

  • Instale o ADB em seu computador seguindo nosso guia para o mesmo. O processo também instala o Fastboot no seu computador, já que o Fastboot faz parte das ferramentas da plataforma Android SDK junto com o ADB.
  • Certifique-se de ter a depuração USB ativada em seu smartphone:
  • No seu smartphone, vá em Configurações > Sobre o telefone.
  • Localize a entrada do número da versão. Toque sete vezes nele. Você verá um pop-up dizendo: “Agora você é um desenvolvedor” ou “Não precisa, você já é um desenvolvedor”. Isso significa que as opções do desenvolvedor foram desbloqueadas no seu dispositivo e você verá uma nova entrada no menu Configurações.
  • Agora navegue até Configurações > Opções do desenvolvedor > Ativar depuração USB. Confirme sua seleção quando solicitado no aviso.
  • Certifique-se de que seu computador tenha os drivers adequados para o seu telefone, que você pode obter na página de drivers Pixel do Google.
  • Conecte seu telefone ao computador. Presumindo que esta seja a primeira vez que você conecta seu telefone ao computador, você receberá um aviso em seu telefone solicitando autorização para a conexão. Conceda.

Com isso, você terá suas etapas comuns implementadas. Agora você pode prosseguir com o restante do tutorial, dependendo do caminho de instalação escolhido.

Sideload de pacotes OTA por meio do ADB

  • Baixe o arquivo zip oficial de atualização OTA no seu computador para o seu telefone. Certifique-se de baixar o arquivo apenas para o seu telefone específico, pois atualizar o arquivo destinado a um modelo de telefone diferente pode atrapalhar o processo de instalação e inutilizar o dispositivo.
  • Opcional, mas recomendado: assim que o download do arquivo for concluído, renomeie-o com um nome mais simples, como abc.zip, por exemplo. Isso evitará que você digite o nome longo com o qual o arquivo foi baixado originalmente.
  • Opcional, mas recomendado: verifique a soma de verificação SHA-256 do arquivo que você baixou. Isso garante que o arquivo foi baixado completa e corretamente. O Google menciona a soma de verificação SHA-256 ao lado do link de download.
  • Coloque o arquivo no diretório onde o ADB está localizado no seu computador.
  • Conecte seu telefone ao computador.
  • Abra um prompt de comando em seu computador e execute o comando adb reboot recovery. Isso irá reiniciar o seu telefone no modo de recuperação.
  • Caso o seu telefone não reinicie na recuperação, você também pode reiniciar manualmente na recuperação desligando o dispositivo e pressionando e segurando o botão liga / desliga e o botão de aumentar volume.
  • Use as teclas de volume para navegar até a opção Aplicar atualização do ADB no menu Recuperação. Pressione o botão liga / desliga para selecioná-lo.
  • No prompt de comando do seu computador, execute o comando adb devices. Isso retornará um número de série do dispositivo com “sideload” escrito próximo a ele. Isso indica que seu telefone está conectado no modo sideload e pronto para receber comandos de instalação adicionais.
  • No prompt de comando do seu computador, execute o comando adb sideload abc.zip. Você precisará substituir “abc.zip” pelo nome do arquivo que você escolheu.
  • O ADB instalará o arquivo zip de atualização em seu telefone.
  • Assim que a instalação for concluída, escolha a opção Reiniciar o sistema agora em seu telefone e seu dispositivo será reiniciado na versão do Android 14 recém-instalada.

Atualizando imagens de fábrica por meio do Fastboot

Observação: Como parte deste processo, seu telefone será completamente apagado. Certifique-se de ter feito backups adequados antes de continuar.

  • Baixe as imagens oficiais da fábrica no seu computador para o seu telefone. Certifique-se de baixar o arquivo apenas para o seu telefone específico, pois atualizar o arquivo destinado a um modelo de telefone diferente pode atrapalhar o processo de instalação e inutilizar o dispositivo.
  • Opcional, mas recomendado: verifique a soma de verificação SHA-256 do arquivo que você baixou. Isso garante que o arquivo foi baixado completa e corretamente. O Google menciona a soma de verificação SHA-256 ao lado do link de download.
  • Descompacte o arquivo em um local conveniente. Para facilitar a instalação, você pode copiar o conteúdo para o diretório onde o ADB e o Fastboot estão localizados no seu computador.
  • Conecte seu telefone ao computador.
  • Abra um prompt de comando em seu computador e execute o comando adb reboot bootloader. Isso irá reiniciar o seu telefone no modo Fastboot.
  • Desbloqueie o bootloader do seu telefone: Você faz isso executando o comando Fastboot fastboot flashing unlock. Observe que isso apagará todos os dados do dispositivo.
  • Se o seu dispositivo for reinicializado no sistema operacional após uma limpeza de dados, você precisará pular todas as etapas de configuração e ativar a depuração USB novamente. Depois de fazer isso, reinicie novamente no modo Fastboot.
  • No PC com Windows, clique duas vezes no arquivo flash-all.bat. Isso executará o arquivo de instalação em lote e executará todos os comandos necessários sozinho. No Mac/Linux PC, você precisará executar o flash-all.
  • Caso queira preservar os dados do sistema e do aplicativo entre as instalações, você precisará abrir o script flash-all em um programa editor de texto e excluir o atributo “-w” do comando. Este atributo denota uma limpeza, portanto remova-o se não quiser uma limpeza.
  • Assim que o script terminar, seu dispositivo será reinicializado no novo sistema operacional.
  • Opcional, mas recomendado: bloqueie novamente o bootloader do seu telefone reiniciando o telefone no modo Fastboot e executando o comando fastboot flashing lock.

É isso! Agora você deve ter o Android 14 instalado em seu smartphone Pixel.

Com informações: Android Authority

 

Esse conteúdo foi útil?

Sim
Não
Thanks for your feedback!

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button